quarta-feira, 26 de março de 2008

O programa Uca

Lap tops

O governo publicou em 7 dezembro de 2007 o edital para a compra de 150 mil computadores portáteis de baixo custo para alunos de escolas públicas. Segundo Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República, os laptops serão distribuídos em cerca de 300 escolas em todo o País. A expectativa é que as máquinas estejam disponíveis entre março e abril de 2008, para o início do ano letivo. A idéia é avaliar durante um ano o impacto das máquinas na vida dos alunos e dos professores, que poderão levá-las para casa. “Queremos verificar até o que acontecerá na vida da família da criança, se haverá engajamento dos pais”, explicou Alvarez. O governo federal vai garantir às escolas um ponto de acesso rápido à internet.A proposta do UCA é ligar todos os estudantes da rede de ensino público no Brasil à Internet. Para isso, os computadores serão dotados de antena de recepção e transmissão de sinal da rede sem fio (rede wi-mesh), o que significa que cada um terá uma antena de transmissão do sinal em banda larga.
A escola instala uma antena de recepção e os computadores retransmitem o sinal à medida que se afastam da escola, permitindo integração de todos à Rede.Os protótipos que disputam a licitação do governo são: Intel, Mobilis e OLPC (One Laptop per Child). Este é a sigla em inglês para um notebook por aluno desenvolvido pelo MIT (Massachusets Institute Technology).
O desafio de escolher os municípios em que será realizado o piloto poderá ficar ainda mais complexo, considerando que no segundo semestre de 2008 ocorrerá outro evento de grande interesse público em todos eles: as eleições para prefeito e vereador. Segundo a matéria, "a escolha das escolas que serão priorizadas na distribuição dos equipamentos contará com a colaboração das prefeituras, do Ministério da Educação e da presidência. Serão pelo menos 3 ou 4 municípios selecionados por estado e outras 4 cidades apontadas por conselhos de prefeitos. O MEC também selecionara escolas e a coordenadoria do projeto junto à presidência selecionará outras 3 cidades em que todos os alunos terão computador."

Fonte:chttp://sead.ufpa.br/v2/home/index.php?pag=uNoticias&noticia=963 Com algumas informaçoes adicionais feitas por Samantha Munekata e Bruno Araújo.

Tendências na Informática em Educação

O uso da informática educacional no Brasil já completou sua primeira década, e muitas escolas já contam com laboratórios de computadores. Seu uso pode ser dividido em duas abordagens: a informática no ensino e o ensino da informática.
Quando se fala em computadores na escola sempre surgem as inevitáveis menções à merenda escolar, às janelas quebradas e aos baixos salários dos professores. Sem pretender entrar nessa discussão, pelo menos neste texto, não podemos deixar de levantar que é apenas com muita e da melhor tecnologia que evitaremos uma clivagem social ainda maior entre a escola pública e a privada (ou entre o Brasil e as nações desenvolvidas). Como disse Seymour Pappert a um interlocutor: “não morda meu dedo, olhe para onde estou apontando”.


Fonte: Artigo publicado na revista Em Aberto, edição com o tema “Tendências na Informática em Educação”, publicada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília, ano 12, nº 57, jan/mar 1993.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Saiba mais sobre o programa do governo Uca

O presidente Lula segurando
um lap top



O Programa Um Computador por Aluno - UCA, do Governo Federal, estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro. O objetivo do programa é explorar o uso intensivo da informática como ferramenta para potencializar o processo educacional. O Serpro, como Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicações, integra esta iniciativa.
Desde o final do ano passado, 2 unidades do XO, computador desenvolvido pela ONG OLPC (One Laptop Per Child), estão no Centro de Especialização Unix-Linux da Superintendência de Administração de Ambiente de TI - Supti – Regional Recife do Serpro, onde passam por testes de desempenho e software.
Em 2007, dois outros protótipos de laptops educacionais, também avaliados para o Projeto UCA – o Mobilis, da indiana Encore, e o ClassMate, da Intel –, foram enviados ao Serpro para testes.Aguarde mais novidades...



Fonte:http://www.serpro.gov.br/imprensa/solucoes-serpro/programa-um-computador-por-aluno-uca