quarta-feira, 2 de abril de 2008

A importância da infórmatica

A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, deslumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias obsoletas. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.
O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.


Fonte:Oscarina FerreiraOscarina Ferreira é graduada em Pedagogia com Habilitação em Tecnologia Educacional Ênfase em Educação a Distância e Treinamento Empresarial. Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia. Pós-graduação em Psicopedagogia. Faz parte da Coordenação Pedagógica e é professora de Informática no Centro de formação Profissional Microlins – Biguaçu, onde leciona informática para adultos

domingo, 30 de março de 2008

O programa OLPC

Lap top



Uma poderosa ferramenta de aprendizagem criada especialmente para as crianças mais pobres que vivem nos lugares mais remotos, o laptop foi desenhado por especialistas da academia e da indústria, conjugando o talento extraordinário e a experiência coletiva de campo em todos os aspectos deste projeto humanitário e sem fins lucrativos. O resultado é uma harmonia singular de forma e função; uma máquina flexível, de custo ultra-baixo, energeticamente eficiente, responsiva e durável, com a qual muitas nações do mundo emergente podem saltar décadas

de desenvolvimento — transformando imediatamente o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças.
O OLPC está baseado em
três premissas:
Aprendizagem e educação de qualidade para todos são essenciais para alcançarmos uma sociedade justa, eqüitativa, econômica e socialmente viável;
Acesso a laptops móveis em escala suficiente oferecerá reais benefícios para o aprendizado e proporcionará extraordinárias melhorias em escala nacional;
Enquanto os computadores continuarem sendo desnecessariamente caros, esses benefícios continuarão sendo um privilégio para poucas pessoas.
O laptop das crianças não é uma versão de baixo custo de um laptop moderno; o hardware, o software e o display de um computador pessoal foram fundamentalmente reconsiderados. Diferente de qualquer outro, o laptop...
Cria a sua própria rede mesh assim que desembalado. Cada máquina é um roteador completo e em tempo integral. As crianças, assim como sua família e professores nas mais remotas regiões do globo, estarão conectadas, tanto umas com as outras quanto com a Internet.
Possui uma tela de 7,5pol., 1200×900px, TFT, e um display com uma resolução (200 dpi) superior a 95% dos laptops existentes hoje no mercado.
Dois modos são disponíveis: um modo transmissível, em cores; e outro, modo refletivo de alta resolução, que é legível à luz do sol. Ambos consomem muito pouca energia: no modo transmissível, consome 1W, cerca de 1/7 do consumo médio de um laptop com tela LCD; e no modo refletivo, consome míseros 0,2W.
Pode seletivamente suspender a operação da sua CPU, o que torna possível uma economia ainda maior de energia. O laptop consome nominalmente menos que 2W - menos de 1/10 do consumo nominal de um laptop convencional; isto é tão pouco, que ele pode ter sua bateria recarregada usando a força humana. Esse avanço é crítico para meio bilhão de crianças que não têm acesso à eletricidade.


Fonte:http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil#Vis.C3.A3o_Geral