sexta-feira, 14 de março de 2008

O que é uma videoconferência?

Videoconferência entre militares
em 2006

Videoconferência é uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.
Essa comunicação é feita em tempo real e existem vários sistemas interpessoais de videoconferência que possibilitam isso. Além da transmissão simultânea de áudio e vídeo, esses sistemas oferecem ainda recursos de cooperação entre os usuários, compartilhando informações e materiais de trabalho.
Existem dois equipamentos possíveis para realizar uma videoconfêrencia:

» Videoconferência mediante CODEC (codificador/descodificador) dedicado.

O CODEC é o dispositivo electrónico que transmite e recebe os sinais de vídeo que participantes verão na videoconferência. Pode ser mais fácil pensar no codec como um módem mais sofisticado. Um módem interpreta dados digitais e transmite-os através de linhas de telefone regulares. O codec interpreta os sinais analógicos, comprime-os e digitaliza-os transmitindo os sinais através de linhas de telefone digitais.
O serviço de videoconferência é efectuado através de um interface BRI (linha RDIS), a qual proporciona dois canais B de 64 kbps cada um e um canal D de 16 kbps.
O equipamento de videoconferência RDIS liga-se ao terminal de rede (TR1) e este por sua vez, a linhas telefónicas do subscritor.
Utilizando duas ou mais linhas RDIS e um meio de transmissão adequado, consegue-se obter um serviço de videoconferência a velocidades superiores, aumento a qualidade do serviço:
2 * 64 Kbps = velocidade 128 kbps (uma única linha RDIS) 4 * 64 Kbps = velocidade 256 Kbps (duas linhas RDIS) 6 * 64 Kbps = velocidade 384 Kbps (três linhas RDIS)
O equipamento de videoconferência pode ser adquirido pelo subscritor (ver modelos abaixo), ou alugado por uma empresa de comunicações, eventualmente a mesma que lhe fornece o serviço telefónico ou outra.

» Videoconferência mediante a UTILIZAÇÃO DO PC.

Se a um computador pessoal por exemplo, se adiciona um kit multimedia com câmara de vídeo e um "terminal adaptador" (TA) com ligações RDIS, terá as funções de um equipamento de videoconferência RDIS, como seja o caso do exemplo anterior.
Note-se que mediante a utilização de RDIS, numa videoconferência podem participar equipamentos de ambas as modalidades, videotelefones e aparelhos telefónicos regulares.
Utiliza-se o mesmo meio citado no caso anterior (linhas RDIS), mas a equipa é um PC ao qual se acrescentaram os dispositivos necessários para intervir em videoconferências RDIS.
Este sistema é mais económico que o anterior, mas é também mais limitado. Recomenda-se para casos em que a audiência média por videoconferência seja entre 2 a 4 perssoas.






Fonte:http://www.universia.pt/conteudos/cultura/videoconferencia.jsp


http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoconfer%C3%AAncia
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. VIDEOCONFERÊNCIA: Ambiente para educação à distância - Consultado em 20 de janeiro de 2006

quarta-feira, 12 de março de 2008

O que é informatica?

Chama-se genericamente Informática ao conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelação dos problemas. Habitualmente usa-se o termo Informática para referir especificamente o processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas chamadas computadores.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Informatica

segunda-feira, 10 de março de 2008

Proinfo saiba o que é?

O Proinfo é um programa educacional que visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
O ProInfo é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância SEED, criado pela Portaria nº 522, de 09 de abril de 1997, sendo desenvolvido em parceria com os governos estaduais e alguns municipais.As diretrizes do Programa são estabelecidas pelo MEC e pelo CONSED (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação).

Para saber mais dê uma olhadinha no link a seguir:http://www.educacao.go.gov.br/portal/sued/proinfo.asp