quarta-feira, 26 de março de 2008

O programa Uca

Lap tops

O governo publicou em 7 dezembro de 2007 o edital para a compra de 150 mil computadores portáteis de baixo custo para alunos de escolas públicas. Segundo Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República, os laptops serão distribuídos em cerca de 300 escolas em todo o País. A expectativa é que as máquinas estejam disponíveis entre março e abril de 2008, para o início do ano letivo. A idéia é avaliar durante um ano o impacto das máquinas na vida dos alunos e dos professores, que poderão levá-las para casa. “Queremos verificar até o que acontecerá na vida da família da criança, se haverá engajamento dos pais”, explicou Alvarez. O governo federal vai garantir às escolas um ponto de acesso rápido à internet.A proposta do UCA é ligar todos os estudantes da rede de ensino público no Brasil à Internet. Para isso, os computadores serão dotados de antena de recepção e transmissão de sinal da rede sem fio (rede wi-mesh), o que significa que cada um terá uma antena de transmissão do sinal em banda larga.
A escola instala uma antena de recepção e os computadores retransmitem o sinal à medida que se afastam da escola, permitindo integração de todos à Rede.Os protótipos que disputam a licitação do governo são: Intel, Mobilis e OLPC (One Laptop per Child). Este é a sigla em inglês para um notebook por aluno desenvolvido pelo MIT (Massachusets Institute Technology).
O desafio de escolher os municípios em que será realizado o piloto poderá ficar ainda mais complexo, considerando que no segundo semestre de 2008 ocorrerá outro evento de grande interesse público em todos eles: as eleições para prefeito e vereador. Segundo a matéria, "a escolha das escolas que serão priorizadas na distribuição dos equipamentos contará com a colaboração das prefeituras, do Ministério da Educação e da presidência. Serão pelo menos 3 ou 4 municípios selecionados por estado e outras 4 cidades apontadas por conselhos de prefeitos. O MEC também selecionara escolas e a coordenadoria do projeto junto à presidência selecionará outras 3 cidades em que todos os alunos terão computador."

Fonte:chttp://sead.ufpa.br/v2/home/index.php?pag=uNoticias&noticia=963 Com algumas informaçoes adicionais feitas por Samantha Munekata e Bruno Araújo.

Nenhum comentário: